Saiba a diferença para licitações
Ainda que os termos remetam a uma ideia comum de divisão, parcelar e fracionar um objeto licitado são conceitos muito distintos.
Enquanto a possibilidade de parcelamento está prevista na legislação, o fracionamento refere-se a uma prática irregular em licitações.
Leia mais:Parcelamento x...
Conheça essa tendência de mercado
As inovações tecnológicas das últimas décadas têm transformado formas de trabalho de muitos profissionais, inclusive na construção civil.
No setor, o VDC, do inglês Virtual Design and Construction, corresponde a um conceito que envolve modelagem da informação, gerenciamento dos processos de trabalho e organização de equipes.
Leia mais:Uma nova forma de...
Considerações sobre quantidades nos custos da obra
A estimativa dos quantitativos de recursos para a execução de um novo empreendimento é peça fundamental na composição do seu custo.
Já a precisão desse levantamento depende do nível de detalhe do projeto. Quando existe um maior detalhamento, é possível estimar as quantidades de itens com mais assertividade.
Leia mais:Quantificando itens do...
A importância da previsão dos recursos orçamentários
O orçamento da obra que se deseja executar é peça fundamental para as contratações públicas.
Nos processos licitatórios, o orçamento-base permite à Administração estabelecer critérios de aceitabilidade de preços no edital, servindo como referência para a análise das propostas dos licitantes.
Leia mais:Orçamento para...
Iniciando o Planejamento da Obra
A elaboração de um projeto deve partir de estudos técnicos preliminares. Ao planejar um novo empreendimento, é importante considerar também o chamado programa de necessidades.
É nesse momento que são identificadas as demandas existentes. Com base nesse levantamento inicial, é possível realizar as primeiras análises, definindo aspectos fundamentais da obra que se deseja executar.
Leia mais:Programa de Necessidades
O que diferencia esses tipos de orçamento?
Uma boa estimativa sobre custos é fundamental para o desenvolvimento de qualquer projeto. Nesse contexto, termos como orçamento sintético e orçamento analítico são frequentemente empregados na construção civil.
O orçamento sintético corresponde à planilha orçamentária, na qual são apresentados todos os serviços necessários, com suas respectivas informações sobre unidade de medida, custo unitário e quantidade.
Leia mais:Sintético x Analítico
Conheça vantagens e limitações deste indicador
Em 1964, por meio da lei federal n°4.591, os sindicatos estaduais da indústria da construção civil receberam a atribuição de divulgar mensalmente os custos unitários de construção.
O Custo Unitário Básico (CUB) refere-se ao custo por metro quadrado de construção de um projeto padrão. A norma que estabelece sua metodologia de cálculo é a ABNT NBR 12.721:2006.
Leia mais:Custo Unitário Básico...
Inovações tecnológicas na indústria da construção
A simulação do mundo real através da modelagem computacional tornou possível o surgimento dos chamados gêmeos digitais.
Quando existe uma representação virtual do objeto capaz de refletir com precisão suas características em processos de análise e desenvolvimento, podemos considerar que estamos diante de um gêmeo digital.
Leia mais:Você já ouviu falar em...
Duas irregularidades a serem evitadas em Obras Públicas
Segundo a Lei n°8.666/1993, a licitação destina-se a garantir a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração. Porém, nem sempre a execução do contrato ocorre como deveria.
Preços orçados ou contratados acima daqueles constantes nas fontes de referência, BDI excessivo e pagamento por serviços não realizados são algumas situações que podem originar sobrepreço e superfaturamento em obras públicas.
Leia mais:Sobrepreço e...
Saiba como os dois estão relacionados
A curva ABC é usada para categorizar dados conforme sua relevância. De aplicação versátil, pode ser empregada inclusive na engenharia de custos.
O termo ABC refere-se aos grupos de importância considerados, cuja organização obedece a uma ordem decrescente.
Leia mais:Curva ABC e Orçamento